Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
MÍDIAS
QUAL A SUA MÍDIA PREFERIDA?
MÍDIA IMPRESSA
MÍDIA INFORMÁTICA
MÍDIA AUDIOVISUAL
MÍDIA RÁDIO
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (539 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



PROJETO MÍDIA IMPRESSA
PROJETO MÍDIA IMPRESSA


Link dessa imagem: (http://midiasjacobina.blogspot.com/2010/06/atividade-3-uso-didatico-da-midia.html)

MÍDIA IMPRESSA -PROJETOS ESCOLARES E O USO DAS MÍDIAS


TEMA DA PROPOSTA:

• Projeto oficina de textos: “Revista 7ªs em @ção”



OBJETIVOS:
• Construir uma revista artesanal utilizando as mídias em material impresso;
• Promover através da construção de uma revista feita de modo artesanal, ou seja, sem digitação, onde revelará aos alunos uma prática em leitura e produção textual diferenciada, artística e autoral;
• Fazer perceber que a presença do lúdico nessa atividade desenvolverá o processo criativo de um leitor emancipado, pois o aluno está em busca de novas maneiras de absorver as leituras literárias, as informações culturais impostas pela escola em modelos prontos e sem análises;
• Desenvolver o aluno em um leitor e escritor que pratica diferentes gêneros textuais que informa, comunica, estabelece relações sociais, troca idéias, infere todas as leituras do contexto persuadindo suas intenções de forma grafada, a fim de se mostrar como cidadão para em fim compartilhar suas experiências textuais em grupo.



PÚBLICO A SER ENVOLVIDO:

• Os participantes desse projeto serão o professor da disciplina de Língua Portuguesa e os alunos das sétimas séries 70 e 71 da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras/RS.




MIDIAS A SEREM UTILIZADAS:

• Será utilizado como mídia impressa na construção da revista das turmas da sétima série recorte de revistas usadas, impressões da internet de textos publicitários, jornalísticos, roteiros de como montar uma mídia impressa, papel ofício branco papel pautado e materiais para desenvolver o visual da revista como fotografias, imagens da internet, lápis de cor, tesoura, cola, canetas de cor, grampeador, furador e esferográficas. Os alunos usarão as revistas usadas como leitura de apoio e reconhecimento dos gêneros textuais estruturados na confecção dessa mídia impressa que é a revista. As seções ou colunas serão abordadas pelos alunos de acordo com suas práticas leitoras e de pesquisas. O conhecimento prévio sobre o formato de uma revista é necessário para a construção desse projeto de oficina de textos.


ATORES E PAPÉIS QUE DEVERÃO DESEMPENHAR:

• Os alunos das sétimas série, juntamente com o professor de Língua Portuguesa, desempenharão a construção desse projeto de oficina de textos confeccionando de forma artesanal uma mídia impressa - revista.



DINÂMICA DA ATIVIDADE:

• Ao saberem que uma revista possui várias estruturas e cada uma é representa por um texto como capa, sumário, seções de moda, gente, esporte, ciência e tecnologia, saúde, os alunos já estarão aptos a confeccionarem a revista;
• Para isso haverá um momento em que podemos chamar de “leituras preferidas”, onde os alunos escolherão dentro das revistas o assunto que mais lhe agrada em leitura, seja moda, esportes, cinema, política, educação... Esse contato sem imposição leitora por parte do professor faz com que o aluno aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto e assim a pesquisa será mais fundamentada, ou seja, ele terá mais textos orais e escritos para ler e escrever sobre seu tema preferido que faça parte da produção de uma revista.
• Os alunos formarão um grupo, entre os sujeitos, escolherão um líder que será chamado de editor chefe da revista. Ele distribuirá as temáticas para os alunos irem atrás das reportagens e assim confeccionarem os textos. Um dado importante, em uma revista essa função é de um jornalista, no projeto, será o aluno que escolherá seu assunto de pauta, nada imposto!
• Os participantes montarão em espaços dentro da sala de aula na disciplina de língua portuguesa que serão divididos em departamento de redação, revisão de textos, arte gráfica, publicidade, vendas etc.
• Durante as etapas de pesquisas sobre os assuntos para serem postados nas revistas, os alunos apresentarão para os colegas as suas temáticas e discutirão sobre as argumentações produzidas nos textos. O resultado desse debate prevalecerá como opiniões contextualizadas e como já dissemos nos objetivos na interação se estabelecem uma socialização entre os alunos fundamentando critérios que a escola busca diariamente, desenvolver cidadãos leitores e escritores.




PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

• Objetivando que o projeto engloba práticas de leituras e escritas e a carga horária semanal das 7ª séries é de 5 h semanais a revista será confeccionada no período de 2 semanas num total de 10 h aula.



CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:

• Os alunos que participarem do projeto ganharão uma média harmônica de acordo com seu progresso leitor diante da escrita apresentada, pesquisa, e responsabilidades nas entregas para o editor e revisor das temáticas. Com isso a avaliação será colocada na média final do trimestre como apoio a evolução do grupo e do tempo individual de cada participante do projeto.



REFERÊNCIAS DO MATERIAL PESQUISADO:


FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1990.
FERREIRO, Emília.; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 1991. (Série Princípios, 207).
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GOULART, Íris B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. O mundo da criança: a construção do infantil na literatura brasileira. Bragança Paulista: São Francisco, 2004.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2005.
LANDOW, George P. Teoría del Hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2000.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e_gêneros_digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.
PARENTE, André. Imagem – Máquina: a era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34, 1993.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
PIAGET, Jean. J. & INHELDER, Barbel. A psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1982.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982. (Primeiros Passos, 53).
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: as muitas facetas da alfabetização. São Paulo: Contexto, 2004.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social de leitura. São Paulo: Ática, 1999.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil e o leitor. In: ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Ligia Cademartori (Orgs.). Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.
___________________. Como e por que ler a literatura infantil. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
___________________. Literatura infantil na escola. 10. ed. São Paulo: Global, 1998.
A arte de fazer revista disponível em www.abril.com.br/ acessado no dia 02/02/2010.